Category: Uncategorized

  • Contratação de uma empresa para o fornecimento de material de escritório

    O Instituto Nacional do Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), torna público que está aberto o concurso para a contratação de uma empresa para o fornecimento de material de escritório.

    O concurso é aberto a todas as empresas interessadas, nacionais e legalmente constituídas.

    Para mais informações, os interessados poderão dirigir-se à sede do INAGE, IP, sita na Avenida Karl Marx, n.º 119, 5.º andar, na cidade de Maputo, ou contactar através do número de telefone +258 21 321 000, durante os dias úteis, das 08h00 às 15h00.

    Baixar anúncio aqui

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/04/Anuncio-de-Concurso-para-a-Contratacao-de-Empresa-para-Fornecimento-de-Material-de-Escritorio.-pdf.pdf

    *Ver mais nos canais oficiais:*

    Canal INAGE, IP no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb5RxFyE50UZ6EkLRW3i

    Facebook: https://www.facebook.com/inage.gov.mz

    LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/inage-ip-gov-518591357/

  • CONCURSO PARA A CONTRATAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA APOIO À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM MOÇAMBIQUE

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP) convida firmas de consultoria elegíveis a apresentarem propostas para a prestação de serviços de assistência técnica destinados a apoiar a transformação digital da Administração Pública em Moçambique, no âmbito do Projecto EDGE, financiado pelo Banco Mundial.

    A assistência técnica abrangerá:

    • Reforço da capacidade institucional do INAGE, IP;
    • Apoio à implementação da Plataforma de Interoperabilidade do Governo;
    • Apoio ao desenvolvimento do Portal do Cidadão e da Plataforma Low Tech (SMS e USSD);
    • Desenvolvimento do Catálogo de Serviços Públicos;
    • Definição de métodos de priorização de serviços digitais;
    • Capacitação em design ágil e centrado no utilizador;
    • Melhoria na contratação e manutenção de bens e serviços de TIC;
    • Elaboração de normas e padrões de serviço;
    • Implementação de uma estratégia de comunicação e sensibilização.

    Duração do contrato: 2 anos.

    Perfil da firma:

    • Experiência comprovada em transformação digital governamental;
    • Mínimo de 4 experiências relevantes em apoio à Administração Pública;
    • Experiência prévia em países em desenvolvimento.

    Equipa Técnica exigida:

    • Gestor de Projecto, Arquitecto de Software, Engenheiro de Software, Especialista em Transformação Digital, Especialista em Comunicação e Assessor Jurídico.

    VER MAIS: 

    Anúncio – Assistência Técnica ao INAG, IP para a Transformação Digital do Governo

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/04/Assignment-Title-Technical-Assistance-for-INAGE-on-Government-Digital-Transformation-1.pdf

    Termos de Referência para a Assistência Técnica de Apoio à Transformação Digital em Moçambique

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/04/Terms-of-Reference-for-Technical-Assistance-to-Support-Digital-Transformation-in-Mozambique.pdf

  • Moçambique Participa na III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da CPLP

    Moçambique marcou presença na III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada a 26 de Março de 2025, em Lisboa. O país foi representado pelo Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP), Ermínio Jasse, que falou em nome do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga,  onde destacou a importância de reforçar a colaboração no domínio da transformação digital.

    Durante a sua intervenção, Ermínio Jasse afirmou que Moçambique tem se empenhado na modernização dos serviços públicos através da implementação de soluções digitais que promovam maior eficiência, transparência e inclusão social. “A nossa aposta passa pela expansão da infraestrutura digital, pela melhoria dos serviços de e-Gov e pelo fortalecimento da segurança cibernética”, disse Jasse. Sublinhou ainda que “a partilha de boas práticas e a cooperação no seio da CPLP permitirão aos nossos países enfrentar desafios comuns na digitalização dos serviços públicos. 

    Na ocasião, reiterou  o compromisso de  Moçambique em trabalhar de forma conjunta com os demais Estados-membros para promover a inovação e garantir que a transformação digital seja um factor de desenvolvimento sustentável para os estados membros.

    Com o lema “Transformação Digital para o Desenvolvimento Sustentável”, a reunião contou com a participação de representantes dos Estados-membros da CPLP, incluindo Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Moçambique. O evento teve como tónica principal o reforço da cooperação entre os países da comunidade para o desenvolvimento da governação electrónica, promovendo a digitalização dos serviços públicos e a inovação tecnológica.

    Os principais objectivos do evento foram promover a troca de experiências e boas práticas na governação electrónica entre os países da CPLP, reforçar a cooperação para o desenvolvimento de infraestruturas digitais e plataformas de serviços públicos electrónicos, debater estratégias para a segurança cibernética e protecção de dados no espaço da CPLP, fomentar a inclusão digital e a acessibilidade dos cidadãos aos serviços públicos electrónicos, além de explorar oportunidades de financiamento e parcerias para a inovação tecnológica na administração pública.

    Durante a sua intervenção, o representante de Moçambique destacou os avanços alcançados na implementação de soluções digitais na administração pública, sublinhando a importância da interligação dos sistemas de governo electrónico para uma maior eficiência e inclusão digital. O Director-Geral do INAGE, IP, enfatizou a necessidade de parcerias e investimentos para fortalecer a infraestrutura digital do país, além da partilha de experiências e boas práticas entre os membros da CPLP.

    Os temas abordados durante o evento incluíram políticas e estratégias para a governação electrónica na CPLP, infraestrutura digital e interoperabilidade entre os Estados-membros, segurança cibernética e protecção de dados, inclusão digital e acessibilidade aos serviços públicos digitais, e cooperação e parcerias para a inovação tecnológica.

    A cerimónia de abertura contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo representantes dos governos dos Estados-membros da CPLP, embaixadores, responsáveis por instituições de governação electrónica, especialistas em tecnologia e inovação, e representantes de organizações internacionais ligadas à transformação digital.

    A III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da CPLP consolidou-se como um evento estratégico para o desenvolvimento digital dos seus membros, reforçando o compromisso de cooperação no sector das tecnologias de informação e comunicação. 

    O evento proporcionou ainda um espaço de diálogo para reforçar parcerias bilaterais e multilaterais com os restantes países lusófonos, impulsionando a transformação digital no território moçambicano.