Category: noticias

  • INAGE, IP celebra  7 de Abril desafiando as mulheres a impulsionar a segurança cibernética

    O Instituto Nacional do Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP) celebrou  o  dia 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, com a realização de uma palestra sobre segurança cibernética, no passado dia 11 de Abril de 2025. Na ocasião, o Director-Geral, Ermínio Jasse, destacou o papel das mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e desafiou as colaboradoras a optimizarem o seu potencial  para impulsionar a segurança no espaço cibernético.

    A celebração reafirmou o compromisso do INAGE, IP com a promoção da equidade e da inclusão no sector das TIC, reconhecendo a relevância histórica desta data, que homenageia o contributo das mulheres para a liberdade e o desenvolvimento de Moçambique.

    Durante a sua intervenção, o Director-Geral saudou calorosamente todas as funcionárias e colaboradoras, enaltecendo o empenho e a dedicação demonstrados no desempenho das suas funções. Ermínio Jasse sublinhou que a criação de oportunidades justas para as mulheres é essencial para impulsionar o progresso social, económico e tecnológico do país.

    Para incentivar as mulheres do INAGE, IP a explorarem o seu talento e participarem activamente das inovações tecnológicas, o Director-Geral citou o exemplo de Hedy Lamarr, que contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias de comunicação sem fio, através do sistema de salto em frequência-base para tecnologias como o Wi-Fi, o Bluetooth e o GPS.

    A palestra, subordinada ao tema “O Papel da Mulher na Segurança Cibernética”, teve como objectivo capacitar as participantes com conhecimentos e ferramentas essenciais para reforçar a protecção dos sistemas e dados institucionais, evidenciando a segurança cibernética como um dos pilares da governação electrónica.

    O evento foi também uma oportunidade para homenagear o legado de Josina Machel, heroína nacional e ícone da luta pela libertação de Moçambique, cuja coragem e espírito de sacrifício continuam a inspirar mulheres em todo o país.

    Na sua locução, o Director-Geral reiterou o seu compromisso de promover um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo, onde o mérito, a competência e a inovação das mulheres são reconhecidos e incentivados. “A transformação digital exige a contribuição de todos e de todas”, afirmou Ermínio Jasse, sublinhando a importância da presença activa das mulheres no sector tecnológico.

    A celebração do 7 de Abril no INAGE, IP reafirmou, assim, o papel estratégico das mulheres no processo de modernização da Administração Pública e na construção de um futuro digital mais inclusivo e sustentável para Moçambique.

  • Moçambique Participa na III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da CPLP

    Moçambique marcou presença na III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada a 26 de Março de 2025, em Lisboa. O país foi representado pelo Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP), Ermínio Jasse, que falou em nome do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga,  onde destacou a importância de reforçar a colaboração no domínio da transformação digital.

    Durante a sua intervenção, Ermínio Jasse afirmou que Moçambique tem se empenhado na modernização dos serviços públicos através da implementação de soluções digitais que promovam maior eficiência, transparência e inclusão social. “A nossa aposta passa pela expansão da infraestrutura digital, pela melhoria dos serviços de e-Gov e pelo fortalecimento da segurança cibernética”, disse Jasse. Sublinhou ainda que “a partilha de boas práticas e a cooperação no seio da CPLP permitirão aos nossos países enfrentar desafios comuns na digitalização dos serviços públicos. 

    Na ocasião, reiterou  o compromisso de  Moçambique em trabalhar de forma conjunta com os demais Estados-membros para promover a inovação e garantir que a transformação digital seja um factor de desenvolvimento sustentável para os estados membros.

    Com o lema “Transformação Digital para o Desenvolvimento Sustentável”, a reunião contou com a participação de representantes dos Estados-membros da CPLP, incluindo Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Moçambique. O evento teve como tónica principal o reforço da cooperação entre os países da comunidade para o desenvolvimento da governação electrónica, promovendo a digitalização dos serviços públicos e a inovação tecnológica.

    Os principais objectivos do evento foram promover a troca de experiências e boas práticas na governação electrónica entre os países da CPLP, reforçar a cooperação para o desenvolvimento de infraestruturas digitais e plataformas de serviços públicos electrónicos, debater estratégias para a segurança cibernética e protecção de dados no espaço da CPLP, fomentar a inclusão digital e a acessibilidade dos cidadãos aos serviços públicos electrónicos, além de explorar oportunidades de financiamento e parcerias para a inovação tecnológica na administração pública.

    Durante a sua intervenção, o representante de Moçambique destacou os avanços alcançados na implementação de soluções digitais na administração pública, sublinhando a importância da interligação dos sistemas de governo electrónico para uma maior eficiência e inclusão digital. O Director-Geral do INAGE, IP, enfatizou a necessidade de parcerias e investimentos para fortalecer a infraestrutura digital do país, além da partilha de experiências e boas práticas entre os membros da CPLP.

    Os temas abordados durante o evento incluíram políticas e estratégias para a governação electrónica na CPLP, infraestrutura digital e interoperabilidade entre os Estados-membros, segurança cibernética e protecção de dados, inclusão digital e acessibilidade aos serviços públicos digitais, e cooperação e parcerias para a inovação tecnológica.

    A cerimónia de abertura contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo representantes dos governos dos Estados-membros da CPLP, embaixadores, responsáveis por instituições de governação electrónica, especialistas em tecnologia e inovação, e representantes de organizações internacionais ligadas à transformação digital.

    A III Reunião Interministerial de Governação Electrónica da CPLP consolidou-se como um evento estratégico para o desenvolvimento digital dos seus membros, reforçando o compromisso de cooperação no sector das tecnologias de informação e comunicação. 

    O evento proporcionou ainda um espaço de diálogo para reforçar parcerias bilaterais e multilaterais com os restantes países lusófonos, impulsionando a transformação digital no território moçambicano.

  • MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA SELECÇÃO DE EMPRESAS 

    Serviço de consultoria para o desenvolvimento de normas e procedimentos para a integração na plataforma de interoperabilidade e reforço de capacidades

    Doação nº IDA-D906-MZ

    Referência: C208

    O Governo de Moçambique recebeu um Donativo do Banco Mundial para financiar o Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico (EDGE) e pretende aplicar parte dos fundos para custear serviços de consultoria.

    Os serviços de consultoria (“os Serviços”) incluem:

    1.   Antecedentes

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP) é uma instituição pública em Moçambique responsável pela coordenação e prestação de serviços de governo electrónico. No âmbito do Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico – EDGE, financiado pelo Banco Mundial, o INAGE, IP, procura configurar implementar uma Plataforma de Interoperabilidade de Governo Electrónico em Maputo, Moçambique, para aumentar a eficiência, acessibilidade e integração dos serviços públicos.

    Esta plataforma de interoperabilidade, baseada na tecnologia X-Road, servirá de espinha dorsal para a troca de dados entre instituições governamentais, permitindo a integração perfeita de serviços electrónicos para o Portal do Cidadão, que está a ser desenvolvido ao abrigo de um contrato diferente.

    2.   Objetivos

    A empresa seleccionada será responsável por:

    Implementação e operacionalização da Plataforma de Interoperabilidade Electrónica do Governo (baseada na tecnologia X-Road).

    Desenvolver e executar um programa de treinamento para instituições governamentais e pessoal técnico.

    Apoiar a integração de, pelo menos, 15 sistemas governamentais na plataforma de interoperabilidade.

    Estabelecer mecanismos de governação e normas de interoperabilidade para assegurar a sustentabilidade a longo prazo.

    Fornecer apoio técnico e capacitação para garantir o uso e a manutenção eficazes da plataforma.

    3.   Âmbito do trabalho

    O trabalho incluirá as seguintes actividades-chave:

    1.     Configuração e personalização X-Road

    o   Concluir a configuração da infraestrutura X-Road existente.

    o   Desenvolver API, adaptadores e outros componentes necessários

    o   Desenvolver mecanismos de    governação e    um    roteiro   de implementação.

    2.     Implementação de Infraestruturas Técnicas

    o   Implantar ambientes de desenvolvimento, teste e produção.

    o   Instalar e configurar módulos de segurança de hardware (HSMs) e servidores de segurança.

    o   Garantir a conformidade com as leis de protecção de dados e normas de segurança.

    3.     Integração de Serviços Públicos

    o   Avaliar e mapear estruturas de dados para interoperabilidade.

    o   Desenvolver APIs e adaptadores seguros para integração de serviços.

    o   Conduzir rigorosos testes funcionais e de segurança antes da implantação.

    4.     Formação e Reforço de Capacidades

    o   Conceber e ministrar um programa de treinamento abrangente para o pessoal de TI do governo.

    5.     Manutenção, suporte e governança

    o   Estabelecer estruturas de governação e conformidade a longo prazo.

    o   Fornecer suporte técnico e serviços de solução de problemas.

    o   Desenvolver um sistema de monitoria e avaliação (M&E) para acompanhar o desempenho.

    Os Termos de Referência para esta consultoria podem ser encontrados no seguinte portalwww.inage.gov.mz

    O INAGE, IP convida firmas de consultoria (“Consultores”) elegíveis para manifestarem o seu interesse em prestar os serviços. Os consultores interessados devem fornecer informações demonstrando que reúnem as

    qualificações requeridas e experiência relevante para prestar os serviços. Os critérios de pré-selecção são:

    ·      Implementação de X-Road: experiência comprovada na implementação de X-Road por um período mínimo de 3 anos, preferencialmente para o sector público;

    ·      Experiência de trabalho com o sector público em África: pelo menos 2 experiências de sucesso no desenvolvimento e implementação de soluções de software para o sector público em África.

    ·      Gestão de Projectos: competência em gestão de projectos, o que inclui planeamento, coordenação de equipes, alocação eficiente de recursos e cumprimento de prazos;

    ·      Desenvolvimento Ágil de Software: experiência comprovada em desenvolvimento ágil de software;

    ·      Certificações: Certificações ou acreditações relevantes, ou normas ISO relacionadas com a segurança da informação e a gestão da qualidade, são uma vantagem.

    Os peritos-chave não serão avaliados na fase de pré-selecção

    Os Consultores interessados deverão prestar atenção a Secção III, parágrafos 3.14, 3.16 e 3.17 do Regulamento de Procurement, de Setembro de 2023, que estabelece a política do Banco Mundial sobre conflito de interesse.

    Os Consultores podem associar-se com outras firmas para fortalecer as suas qualificações, mas devem indicar claramente se a associação é na forma de Joint Venture ou subcontratação. Em caso de Joint Venture todos os membros serão solidariamente responsáveis durante toda vigência do contrato, se seleccionado.

    Um Consultor será seleccionado segundo o método de Selecção Baseado na Qualificação e Custo (QCBS) conforme descrito no Regulamento de Procurement.

    Informações adicionais poderão ser obtidas, no endereço abaixo, durante as horas normais de expediente −08:00 as 15:30 horas.

    As Manifestações de Interesse deverão ser submetidas por escrito no endereço abaixo (em-mão, correio, correio electrónico) até 31 de Março de 2025.

    INSTITUTO NACIONAL DO GOVERNO ELECTRÓNICO, INSTITUTO PÚBLICO

    Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico – EDGE Email- procurement@inage.gov.mz

    Avenida Vladimir Lenine No. 598, 7º e 8º Andar

    Tel. 258 853004034/5

    Maputo-Moçambique

    Baixar documentos aqui:

    MANIFESTAÇĀO DE INTERESSE – Serviço de consultoria para o desenvolvimento de normas e procedimentos para a integração na plataforma de interoperabilidade e reforço de capacidades

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/MANIFESTACAO-DE-INTERESSE-Servico-de-consultoria-para-o-desenvolvimento-de-normas-e-procedimentos-para-a-integracao-na-plataforma-de-interoperabilidade-e-reforco-de-capacidades.pdf

    TERMOS DE REFERÊNCIA- Serviço de consultoria para o desenvolvimento de normas e procedimentos para a integração na plataforma de interoperabilidade e reforço de capacidades

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/TERMOS-DE-REFERENCIA-Servico-de-consultoria-para-o-desenvolvimento-de-normas-e-procedimentos-para-a-integracao-na-plataforma-de-interoperabilidade-e-reforco-de-capacidades.pdf

    Consultancy Service for developing standards and procedures for integration in the interoperability platform and capacity building

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/Consultancy-Service-for-developing-standards-and-procedures-for-integration-in-the-interoperability-platform-and-capacity-building.pdf

  • ANÚNCIO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA SERVIÇOS DE CONSULTORIA 

    SELEÇÃO DE EMPRESAS : Modernização do Portal do Cidadão e Desenvolvimento de Software 

    Doação no IDA-D906-MZ 

    Referência: C157 

    O Governo de Moçambique recebeu um Donativo do Banco Mundial para financiar o Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico (EDGE) e pretende aplicar parte dos fundos para custear serviços de consultoria. 

    Os serviços de consultoria (“os Serviços”) incluem: 

    • Desenvolvimento de um Portal do Cidadão transacional a partir do existente; 

    • Digitalização dos serviços a integrar no portal de serviços.

    Os Termos de Referência para esta consultorias podem ser encontrados no seguinte portal: www.inage.gov.mz

    O Instituto Nacional do Governo Electrónico, Instituto Público, convida firmas de consultoria (“Consultores”) elegíveis para manifestarem o seu interesse em prestar os serviços. Os consultores interessados devem fornecer informações demonstrando que reúnem as qualificações requeridas e experiência relevante para prestar os serviços. Os critérios de pré-seleção são: (i) experiência na implementação de plataformas escaláveis de integração de dados por um período mínimo de 3 anos, preferencialmente para o setor público; ii) Histórico comprovado de implementação bem-sucedida de soluções interoperáveis; iii Experiencia conceção e implementação de APIs RESTful e SOAP e (iv) Pelo menos 2 experiências bem-sucedidas no desenvolvimento e implementação de soluções de software para o sector público em África, ainda em funcionamento. Os peritos-chave não serão avaliados na fase de pré-seleção 

    Os Consultores interessados deverão prestar atenção a Secção III, parágrafos 3.14, 3.16 e 3.17 do Regulamento de Procurement, de Setembro de 2023, que estabelece a política do Banco Mundial sobre conflito de interesse. 

    Os Consultores podem associar-se com outras firmas para fortalecer as suas qualificações, mas devem indicar claramente se a associação é na forma de Joint Venture ou subcontratação. Em caso de Joint Venture todos membros serão solidariamente responsáveis durante toda vigência do contrato, se selecionado. 

    Um Consultor será seleccionado de acordo com o método de Selecção Baseado na Qualificação e Custo (QCBS) conforme descrito no Regulamento de Procurement.

    Informações adicionais poderão ser obtidas, no endereço abaixo, durante as horas normais de expediente – 08:00 as 16:00 horas. 

    As Manifestações de Interesse deverão ser submetidas por escrito no endereço abaixo (em-mão, correio, correio electrónico) até 21 de março de 2025.

    INSTITUTO NACIONAL DO GOVERNO ELECTRÓNICO, INSTITUTO PÚBLICO- INAGE, IP

    Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico – EDGE

    Email- procurement@inage.gov.mz

    Avenida Vladimir Lenine No. 598, 7o e 8o Andar 

    Tel. 258 853004034/5 Maputo-Moçambique 

    Baixar aqui:

    MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE  PARA SERVIÇOS DE CONSULTORIA

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/MANIFESTACAO-DE-INTERESSE-PARA-SERVICOS-DE-CONSULTORIA-Modernizacao-do-Portal-do-Cidadao-e-Desenvolvimento-de-Software-.pdf

    TERMS OF REFERENCE FOR HIRING A FIRM FOR THE MODERNIZATION OF THE CITIZEN’S PORTAL AND SOFTWARE DEVELOPMENT

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/Terms-of-Reference-for-Hiring-a-Firm-for-the-Modernization-of-the-Citizens-Portal-and-Software-Development.pdf

    REQUEST FOR EXPRESSIONS OF INTEREST (CONSULTING SERVICES – FIRMS SELECTION)  

    https://www.inage.gov.mz/wp-content/uploads/2025/03/Modernization-of-the-Citizens-Portal-and-Software-Development_Eng.pdf

  • INAGE, IP Realiza Palestra Sobre Segurança Cibernética no Gabinete do Provedor de Justiça

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP) realizou recentemente, em Maputo, uma palestra sobre a adopção de comportamentos seguros no espaço cibernético, visando prevenir ameaças e incidentes de segurança cibernética no ambiente de trabalho. A acção foi dirigida ao Gabinete do Provedor de Justiça e contou com a participação de membros do Conselho de Direcção e quadros de diversas áreas do sector.

    A principal finalidade da palestra foi transmitir conhecimentos e atitudes essenciais para a adopção de boas práticas de segurança cibernética, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de segurança digital na Administração Pública (AP).

    Segundo a Directora de Segurança Cibernética do INAGE, IP, Inalda Ernesto, a acção visa capacitar os participantes com ferramentas e conhecimentos necessários para prevenir ameaças e incidentes informáticos no ambiente de trabalho. Inalda explicou que a sensibilização sobre segurança cibernética se tornou ainda mais relevante devido ao aumento das ameaças e crimes no espaço digital nacional, causados na sua maioria pela ausência de uma cultura consolidada de segurança cibernética entre os Funcionários e Agentes do Estado (FAE).

    Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as principais ameaças em ambientes digitais e as melhores formas de protecção da informação. Foram abordadas questões como a identificação e mitigação de riscos cibernéticos na Administração Pública, boas práticas de segurança digital e a utilização segura da Internet, correio electrónico e redes sociais.

    A palestra também incluiu tópicos sobre cibersegurança e cibercrime, as principais ameaças e casos práticos, ataques cibernéticos e as suas formas de propagação (como phishing, vírus e ransomware), higiene cibernética e medidas para garantir a privacidade e a segurança dos dados institucionais. A importância do uso de e-mail institucional foi destacada como uma forma de garantir a conformidade com as políticas do Governo. Além disso, foram feitas recomendações para a segurança digital em viagens e no dia-a-dia profissional.

    Como parte da sessão, também foram apresentadas simulações de ataques cibernéticos, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender sobre práticas de resposta a incidentes e entender melhor os desafios enfrentados no contexto digital actual.

    Por sua vez, o Provedor de Justiça, Isac Chande, enalteceu a realização da palestra, destacando a importância de reforçar a cultura de segurança cibernética dentro e fora da instituição. Ele sublinhou a necessidade de adoptar mecanismos eficazes de defesa no espaço digital e adquirir conhecimentos sobre os diversos tipos de ataques cibernéticos, assim como estratégias para mitigá-los.

    No encerramento da sessão, o Provedor de Justiça sugeriu a elaboração de um manual institucional de boas práticas de segurança cibernética, com o objectivo de garantir a aplicação efectiva das medidas de protecção no sector.

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP) foi criado pelo Decreto n.º 61/2017, de 6 de Novembro, como uma instituição pública com personalidade jurídica e autonomia administrativa. Nos termos do n.º 2 do artigo 47 da Lei n.º 3/2017 (Lei de Transacções Electrónicas), o INAGE, IP, é a Autoridade Prestadora de Serviços de Governo Electrónico, responsável pela coordenação da segurança das infraestruturas críticas de informação na Administração Pública.

    Entre as suas principais atribuições, o INAGE, IP, tem a responsabilidade de desenvolver acções de formação e sensibilização, com o objectivo de promover uma cultura nacional de segurança cibernética, garantindo a protecção dos sistemas e dados do Estado.

  • Classificação final dos candidatos ao concurso de ingresso a carreira de Especialista de TIC N2

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), publica a lista provisória da classificação final dos candidatos concorrentes ao concurso de ingresso a carreira de Especialista de Tecnologias de Informação e Comunicação N2 no quadro de pessoal desta instituição, a que se refere o aviso publicado no dia 01 de Novembro de 2023, após a realização das entrevistas e conclusão do processo de avaliação pelo Júri.

    Baixar
  • Classificação final dos candidatos ao concurso de ingresso a carreira de Técnico Profissional de TIC

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), publica a lista provisória da classificação final dos candidatos concorrentes ao concurso de ingresso a carreira de Técnico Profissional de Tecnologias de Informação e Comunicação no quadro de pessoal desta instituição, a que se refere o aviso publicado no dia 01 de Novembro de 2023, após a realização das entrevistas e conclusão do processo de avaliação pelo Júri.

    Baixar
  • Zambézia – Capacitação sobre o CorreioGOV reforça transformação digital em Moçambique

    Zambézia – Capacitação sobre o CorreioGOV reforça transformação digital em Moçambique

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP), delegação da Zambézia, realizou, na quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, na cidade de Quelimane, uma capacitação sobre o uso da plataforma CorreioGOV. A formação, destinada a técnicos informáticos de diversas instituições públicas da província, teve como objectivo reforçar a transformação digital e promover a melhoria  dos serviços prestados na  Administração Pública.

    A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Delegado do INAGE, IP–Zambézia, Severino Trinta, que destacou a importância da formação para a melhoria da comunicação electrónica na Administração Pública.

    A formação contou com a participação de 22 técnicos informáticos e pontos focais de várias instituições públicas, reforçando o compromisso do INAGE, IP, em promover a transformação digital e a modernização da Administração Pública no país.

    Durante a capacitação, ministrada pêlos quadros da área de Transformação Digital, Agnaldo Bitone e Fausia Afonso, foram abordados temas essenciais para o uso adequado da plataforma. Entre os tópicos discutidos, destacam-se a importância e os benefícios para a Administração Pública, os procedimentos para solicitar, criar e configurar contas institucionais, as funcionalidades da plataforma, como envio e recepção de e-mails, anexos e assinaturas digitais, estratégias para uma gestão eficiente da caixa de entrada e pastas, além das boas práticas para garantir a continuidade e segurança do serviço, entre outros.

    O objectivo principal do encontro foi dotar os participantes de conhecimentos técnicos sobre o funcionamento e gestão do CorreioGOV, assegurando a eficiência e segurança na troca de informações institucionais.

    Importa referir que a primeira capacitação ocorreu no final de 2024 e, ainda no presente ano, prevê-se a formação de membros do governo provincial e distrital. Esta iniciativa visa engajar todos os níveis da Administração Pública para a adopção e utilização efectiva do CorreioGOV.

    O INAGE, IP, reitera a sua missão de fortalecer as competências dos profissionais da administração Pública, garantindo o uso eficaz das ferramentas digitais disponíveis para a Administração Pública moçambicana.

  • INAGE, IP-Nampula lança mercado de ideias de soluções digitais 

    INAGE, IP-Nampula lança mercado de ideias de soluções digitais 

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), delegação de Nampula, em coordenação com o Centro de Informação e Educação para o Desenvolvimento (CIES ONLUS), realizou recentemente, na cidade de Nampula, o Lançamento do Mercado de Ideias de Soluções Digitais (Marketplace).

    A iniciativa insere-se no âmbito do Projecto “VaMoz Digital”, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), e tem como principal objectivo identificar e impulsionar novos serviços digitais que promovam inovação, inclusão e equidade.

    Com a participação de 40 representantes de diferentes sectores, o evento reuniu representantes do governo provincial, empresários, instituições públicas e privadas, universidades e incubadoras de negócios, proporcionando um espaço de diálogo e colaboração para o fortalecimento do ecossistema digital em Moçambique. 

    O “VaMoz Digital” foi criado para fortalecer o area digital em Moçambique e, oficialmente, foi lançado em Junho de 2024, em Maputo, na presença da Comissária Europeia das Parcerias Internacionais. O projecto é coordenado pela Humanity Inclusion e conta com quatro parceiros: INAGE, CIES, Terra dos Homens (TdH) e Fundo Mundo Digital (FMD).

    O programa está dividido em duas partes principais: uma dedicada ao lançamento das bases para o VaMoz Digital; e a outra, às Competências, Empreendedorismo e Serviços Digitais como Oportunidades para o Crescimento da Juventude em Moçambique.

    Financiado pela União Europeia, o programa tem como foco beneficiar jovens moçambicanos, dando especial atenção a raparigas e jovens com deficiência. O objectivo é promover a inclusão digital e criar oportunidades para o crescimento profissional e empreendedorismo no sector tecnológico.

    O Marketplace realizado em Nampula representa um marco significativo para identificar soluções digitais inovadoras e reforçar o compromisso do INAGE, IP e dos seus parceiros na construção de um ecossistema digital dinâmico e inclusivo em Moçambique. Através desta iniciativa, espera-se fomentar o desenvolvimento de serviços digitais que impulsionem o futuro digital do país.

  • ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO

    ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO

    Serviços de Consultoria para elaborar a estratégia de Governo Digital e de Dados de Moçambique, e padrão de serviço

    O Instituto Nacional do Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP) convida as firmas de consultoria elegíveis a manifestarem o seu interesse em prestar serviços de consultoria para a elaboração da estratégia de Governo Digital e de Dados de Moçambique, e padrão de serviço . 

    Ver Termos de Referência para a consultoria

    Terms of reference for hiring a firm to draw up Mozambique’s digital government and data strategy, and service standard

    Serviços de Consultoria para elaborar a estratégia de Governo Digital e de Dados de Moçambique, e padrão de serviço

    Request for expressions of interest (consulting services – firms selection)