Category: Transformação digital

  • Anúncio – Recrutamento de um Assistente de Implementação de Projectos

    Anúncio – Recrutamento de um Assistente de Implementação de Projectos

    O INAGE,IP pretende fazer o uso dos fundos do Projecto EDGE, financiado pelo Banco Mundial, sob gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para recrutar um Assistente de Implementação de Projectos que será responsável por apoiar o INAGE,IP na implementação das actividades do Projecto EDGE, contribuindo para o alcance dos objectivos estabelecidos.

    Encontre aqui os Termos de Referencia

  • Anúncio – Serviços de Consultoria para Elaborar a Estratégia de Competências Digitais para a Administração Pública

    O INAGE,IP pretende fazer o uso dos fundos do Projecto EDGE, financiado pelo Banco Mundial, sob gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para recrutar uma empresa para realizar uma avaliação das competências digitais existentes e apoiar a conceber e implementar um programa de formação em competências digitais sustentáveis para o Governo de Moçambique. A avaliação será realizada em estreita colaboração com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), que detém o Sistema de Gestão de Recursos Humanos do Governo e é responsável pelas políticas de Recursos Humanos e formação dos mesmos, bem como o Ministério da Economia e Finanças.

    Encontre Aqui os termos de Referencia

  • INAGE,IP estabelece Parcerias com IPHLLN

    INAGE,IP estabelece Parcerias com IPHLLN

    O Instituto Nacional do Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP) e Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLLN), acordaram, na quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, implementar parecerias técnico-estratégicas para a troca de informações e serviços no GOVnet nas áreas operacionais de interesse entre as duas Instituições de Estado.

    O acordo entre os dois Institutos foi selado durante a visita que Bernardo Nakatembo, Director-Geral do IPHLLN, realizou ao INAGE, dia 26 de Outubro corrente na qual foi recebido pelo seu homólogo, Sérgio Mapsanganhe, Director-Geral Adjunto do INAGE.

    O Director-Geral Adjunto do INAGE,IP apresentou, à delegação do IPHLLN os serviços que o sector presta ao governo, instituições de Estado e académicas e o público em geral.

    Mapsanganhe destacou, entre outros serviços, a liderança do processo de transformação digital em curso no País, a gestão do Portal do Governo e das instituições relacionadas, a segurança cibernética, infra-estruturas da rede do governo e a MoRENet, áreas de grande interesse do IPHLLN para materialização das suas atribuições, no âmbito da pesquisa, divulgação e armazenamento de dados decorrentes da recolha dos depoimentos dos combatentes.

    Numa reunião que durou cerca de uma hora, Bernardo Nakatembo apresentou ao Director-Geral Adjunto do INAGE as necessidades do IPHLLN, dentre elas a necessidade de religação do IPHLLN à GovNet, a atribuição de contas de email corporativas no domínio gov.mz, hospedagem do website do IPHLLN na GovNet, bem como a assessoria para o desenvolvimento de um sistema de armazenamento e gestão do acervo bibliográfico, documental, audiovisual e fotográfico que o IPHLLN possui.

    Como contrapartida, o IPHLLN propôs-se documentar a legislação sobre a governação electrónica em Moçambique, a veiculação da marca GovNet na revista “O Patriota”, nas exposições e nos eventos que o IPHLLN promove.

    Mapsanganhe saudou a iniciativa de contacto entre os dois os institutos, tendo em conta as atribuições do INAGE que é entidade autorizada para fornecer serviços da Internet a todas as instituições públicas no âmbito da transformação digital em curso.

    No encontro foi garantida a provisão dos serviços solicitados, incluindo a religação imediata à GovNet e atribuição de acesso à CloudGov.

    Os dois gestores dos institutos do Estado comprometeram-se a manter uma linha permanente para a troca de informações nas áreas de comum interesse e para operacionalização desta decisão acordaram avançar para assinatura de um Memorado de Entendimento entre os dois institutos.

    O Director-Geral Adjunto do INAGE aproveitou a oportunidade para convidar o seu homólogo do IPHLLN para visitar o Centro de Dados do Governo, situado na Manhiça, a fim de inteirar-se dos demais serviços que o INAGE oferece. A proposta foi anuída pelo Bernardo Nakatembo e deverá materializar-se em breve.

    Entende o Director-Geral do IPHLLN que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas-chave na governação, e Moçambique está a envidar esforços para oferecer serviços electrónicos de alta qualidade aos cidadãos, como se verifica na emissão de passaportes, bilhetes de identidade, registo de empresas e de propriedades, na autenticação e validação de documentos, entre outros.

    O IPHLLN pretende colocar-se ao mais alto nível tecnológico na sua missão de pesquisar, documentar e divulgar a história da Luta de Libertação de Moçambique, das lutas de libertação na Região Austral de África e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP.

  • INAGE e Assembleia da República assinam Memorando de Entendimento

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e Assembleia da República (AR), assinaram no dia 04 de Maio de 2021, o Memorando de Entendimento que preconiza dentre vários aspectos apoiar a AR na prestação de serviços públicos digitais, assistência técnica, consultoria, formação, aconselhamento a outros serviços conexos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

    Intervindo na cerimónia o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse, destacou a importância das parcerias entre as partes, tendo em vista a promoção do uso das TIC, bem como na melhoria da prestação de serviços públicos e na boa governação.

    Ermínio Jasse afirmou ainda que, o Governo de Moçambique está ciente da importância e do impacto que as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem na vida das comunidades, deste modo, tem aprovado diferentes instrumentos que concorrem para a promoção do uso das TIC pelo cidadão dos quais destaca-se a Resolução n° 17/2018, aprovou a Política para Sociedade de Informação que vem fornecer um quadro de princípios que permitem que as TIC se assumam como uma alavanca para o desenvolvimento social e económico do País.

    Por seu turno, o Secretário Geral da Assembleia da República (AR), Alfredo Nampete disse que o parlamento tem necessidade de modernizar o sistema informático interno daquela casa, um trabalho que já está sendo desenvolvido na AR com ajuda de outras instituições.

    Alfredo Nampete disse ainda que, a AR acredita que com este memorando que assinado, a breve trecho as duas instituições irão conseguir alcançar os nossos objectivos, sublinhando que a AR precisa de interagir permanentemente com o povo, daí que “precisamos de estar organizados para facilitarmos essa interacção através dos meios electrónicos”.

  • INAGE desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Tete

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 29 de Abril de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Elisa Zacarias e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Tete, entre outros convidados.

    Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Elisa Zacarias destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

    Por seu turno, o Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

  • INAGE Desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo

    O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 09 de Março de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Vitória Dias Diogo e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Maputo, entre outros convidados.

    Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Vitória Dias Diogo destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

    Num outro desenvolvimento, Vitória Diogo disse que a Estratégia da Global da Reforma do Sector Público e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP 2012-2025), assenta na concretização de uma Administração Pública centrada no cidadão. Para efeito, servidor público é instado a prestar serviços de qualidade melhorando com eficiência e a eficácia a transparência na disponibilização de informação para simplificar a vida do cidadão.  

    Por seu turno, Ermínio Jasse disse que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entidade do Governo que vela pelo sector da TIC tem vindo a coordenar várias acções com vista à materialização do modelo de desenvolvimento social e económico assente nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

    O Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

    O lançamento da Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo surge numa altura em que o mundo procura distanciar fisicamente as pessoas, mas unindo-as virtualmente devido a pandemia da Covid-19.

  • Ministro Daniel Nivagara insta ao INAGE para maior actuação no processo da prestação e divulgação dos serviços

    O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, acompanhado em sua comitiva, realizou hoje, 29 de Janeiro de 2021, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), para inteirar-se dos processos, funcionamento e implementação dos serviços públicos digitais.

    Durante a visita, que teve início na sede do INAGE, na cidade de Maputo, tendo culminado no Centro de Dados do Governo em Maluana, distrito da Manhiça, Daniel Nivagara, interagiu directamente com os funcionários e agentes do Estado e tendo sido informado do andamento das actividades dos sectores.

    Ainda no quadro desta visita, Daniel Nivagara orientou a primeira sessão do Conselho Directivo do INAGE, tendo sido feito uma apresentação do panorama global do funcionamento do INAGE, pelo Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse.

    Nesta sessão, Ermínio Jasse, destacou projectos e acções de grande envergadura que tem proporcionado mudanças significativas na Administração Pública na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Projectos como o Portal de serviços, que poderá facilitar o acesso dos mesmos pelo cidadão; o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética do Governo (CSIRT), que já iniciou a sua implementação; a expansão da Rede Electrónica de Governo para mais distritos; Migração de sistemas de instituições para o Centro de Dados do Governo, são alguns dos projectos em carteira para a sua implementação.

    Na sua intervenção, o Ministro, instou ao INAGE a trabalhar afincadamente no processo de arrecadação de receitas, prestando melhor seus serviços, bem como divulgá-los cada vez mais de modo a canalizar potenciais clientes.

    “Urge a necessidade de trabalhar arduamente, evolvendo todos sectores, para atingir as metas aquí definidas, com vista a melhorar a eficiência, eficácia e modernização da Administração Pública na sua interacção com o cidadão” – acrescentou Nivagara.

  • Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acolheu no dia 14 de Dezembro de 2020, na Cidade de Maputo, o Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável.

    O Workshop tinha como objectivo desmistificar as tecnologias geoespaciais e aumentar a consciencialização sobre o papel que a tecnologia pode desempenhar para apoiar os esforços de desenvolvimento de Moçambique.

    Este evento organizado em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), e o Banco de Tecnologia das Nações Unidas para Países em desenvolvimento (UNOSAT) e conta com a participação de 50 funcionários da área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

    Espera-se que com a realização do evento, haja uma maior partilha de conhecimentos, práticas e tecnologias de suporte à implementação da Agenda 2030.

    Fonte: www.mctes.gov.mz

  • INAGE implementa medidas de Segurança Cibernética em Ambiente de Pandemia da Covid-19

    Sob o lema “Cibersegurança em ambiente de pandemia”, Maputo acolheu de 25 a 27 de Novembro a IIIª Conferência Nacional de Segurança Cibernética – MOZCYBER. Neste evento, que teve como objectivo principal debater questões ligadas a protecção de infra-estruturas críticas e resiliência, o Instituto Nacional de Governo Electrónico aprofundou-se sobre o tema “Papel do INAGE no âmbito de COVID-19”.

    No contexto deste fórum, o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, abordou sobre as acções que o INAGE tem implementado face aos desafios enfrentados no processo da minimização do contágio pela COVID-19 como, i) o aumento da largura de banda da GovNET nas Instituições do Estado ii) apoio no processo de ensino a distância, iii) implementação da plataforma CloudGov, entre outras medidas que elevam a cultura de segurança cibernética.

    Esta terceira edição do Mozcyber reuniu especialistas de diversas instituições públicas e privadas dos sectores de telecomunicações, transportes, administração de justiça, defesa e segurança do Estado e banca.

    Trata-se de uma iniciativa anual organizada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) em parceria com outras instituições públicas e privadas do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente,  Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC),  Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), a Confederação das Associações Económicas (CTA) entre outras.

    Fonte – INAGE