Técnicos de TIC do INAGE são capacitados em matérias de Certificação Digital. A formação, que teve a duração de duas semanas, esteve enquadrada no âmbito do lançamento em breve na Função Pública, do projecto-piloto sobre a implementação do Sistema de Certificação Electrónica do Estado, através do qual serão emitidas assinaturas e certificados digitais para conferir maior segurança no acesso aos serviços do Governo Electrónico.
Coordenada pelo INTIC, contou com a presença de funcionários de outras instituições ligadas às TIC como o INTIC, Banco de Moçambique e CEDSIF.
A capacitação teve como pano de fundo a adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir a autenticidade, a confidencialidade e a integridade às informações trocadas através de meios e ferramentas electrónicas.
De acordo com os participantes, este evento vem aclarar os benefícios que a certificação digital traz aos cidadãos e para as instituições que a adoptarem. Com este sistema, será possível utilizar a Internet como meio de comunicação preferencial para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e a redução de custos.
A introdução do sistema de certificação electrónica no país irá contribuir para o aumento do nível de segurança nas transações electrónicas entre a Administração Pública, os cidadãos e as empresas, bem como reduzir a fraude e a evasão fiscal.